Top 11 jogos incríveis do Alex Kidd + 1 EXTRA; quase metade só os fãs conheciam

ArcadeFlix
0

Alex Kidd, nascido príncipe de Radaxian, aprendiz da arte ancestral Shellcore, quebrador de pedras, jogador de Jen Ken Po, promessa de desbancar o Mario, e rejeitado pela Sega.

Fala galera do Baú do Fliperama! Quem aqui nunca jogou um dos jogos incríveis do Alex Kidd?

Lançado nos anos 80 como forma de desbancar o Mario Bros, o primeiro jogo Alex Kidd in Miracle World logo se tornou um dos trunfos da Sega.

O sucesso levou o menino orelhudo a conquistar o posto de mascote da Sega, que antes era do Opa Opa (uma nave do jogo Fantasy Zone), e passou a vir na memória do Master System.

Não demorou muito para vir outros jogos do Alex Kidd (porque a Sega jurava que tinha encontrado a galinha dos ovos de ouro). Assim, tivemos a paródia ao Shinobi, um hack de Amtisu Hami, uma versão para Mega Drive e até hacks não oficiais do inesquecível ex-mascote.

Apesar de não ter dado muito lucro para a Sega, que logo trocou o pobre príncipe pelo Sonic, o Alex Kidd ainda é muito querido, mas nem todo mundo conhece sua incrível lista de jogos.

Que tal conferir aqui no Baú do Fliperama? Além dos 11 jogos, também revelamos um jogo EXTRA, que não traz o Alex, mas tem tudo a ver com ele. Bora! 

(toc) #title=(Ir direto ao assunto)

Top 11 jogos do Alex Kidd + 1 EXTRA: de jogos oficiais a hacks desafiantes!

Fã de jogos de plataforma e puzzle? Alex Kidd trouxe até um joguinho de corrida para quem curte diversificar os gêneros. Confira a lista de jogos do orelhudo em ordem de lançamento, a seguir.

1. Alex Kidd in Miracle World (1986)

Ninguém se atreve a falar mal desse jogo. Você se atreve? Alex Kidd in Miracle World é a prova de que as aparências enganam. O jogo, a princípio, parece um tanto infantil, mas sua interface e jogabilidade mostram que ele não ficava atrás de Mario Bros, não.

Por trás de cenários coloridos, viagem de peticópter, lancha e moto, e brincadeira de pedra, papel e tesoura (Jen Ken Po), esconde-se um verdadeiro desafio. 

Alex Kidd in Miracle World

Sem "continue", você precisava acumular vidas extras, se quisesse chegar ao final sem medo de perder tudo diante do Janken, o Grande. Eu já perdi (e o jogo era alugado 😓).

Era triste.

A história gira em torno do reino de Radaxian, tomado pelas forças do mal. Rei e rainha foram levados e sobra para o moleque do filho deles a missão de resgatá-los e salvar o reino.

A sorte é que ele já vinha treinando com Chuck Norris uma arte milenar de resolver tudo no soco (na verdade, o nome da arte era Shellcore). Agora, era partir para uma jornada cheia de surpresas.

2. Alex Kidd The Lost Stars (1987)

Esse jogo aqui nem fez sucesso (na verdade, depois de Miracle World, os próximos três jogos do Alex Kidd falharam miseravelmente), mas vale a pena jogar para quem é fã do garoto.

The Lost Stars é um jogo de Arcade de 1986 que foi portado para o Master System no ano seguinte. A missão traz o moleque orelhudo ao lado de sua versão feminina, a Stella, que pode ser jogada em seu lugar. 

Mentira, a Stella só aparece na versão para Arcade, depois ela desaparece misteriosamente...descubra no final do post o que aconteceu com a garota.

Alex Kidd the Lost Stars

Um tanto quanto infantil (mas bem difícil), você deve recuperar as estrelas do planeta Áries, que foram roubadas por Ziggurat.

O vilão é um cara persistente, amigos, já que havia roubado essas mesmas estrelas há cerca de 5 mil anos, mas foi derrotado por Halifax Kidd, o antepassado de Alex.

Agora, o garoto deve refazer esses passos para resgatar as estrelas milagrosas e devolver a paz ao planeta Áries.

3. Alex Kidd High-Tech World (1987)

Esse é um hack oficial de Amtisu Hami, mas com os personagens de Alex Kidd. Aqui não tem Jen Ken Po nem blocos para destruir, mas tem quebra-cabeças e plataforma.

Alex Kidd High-Tech World é um jogo que exigia muita paciência (hoje você descobre os macetes pela internet afora) e estratégia para conseguir coletar os 8 pedaços do mapa e sair do castelo.

Alex Kidd in High-Tech World
Um pedado do mapa escondido bem aí...

Depois de muita conversa e dribles para conseguir o que queria, Alex ainda precisava encarar uma floresta repleta de ninjas e uma cidade com gente falsa tentando vender ticket fake.

O objetivo não era salvar a princesa nem o reino, mas sim, conhecer a nova loja de arcade na cidade. Em outras palavras, um fliperama em algum boteco.

4. Alex Kidd in BMX Trial (1987)

Esse é mais um dos jogos incríveis para a coleção Alex Kidd. Se você está cansado (a) de socar blocos e inimigos, uma boa pedida é se aventurar na bike.

Alex Kidd in BMX Trial

Em Alex Kidd in BMX Trial você deve correr por uma pista cheia de obstáculos e tentar chegar ao pódio para ser o grande vencedor.

Apesar de um jogo incrível – só para fãs, muito fãs –, o jogo não foi muito bem recebido, e está na lista de jogos da Sega que não deram certo.

5. Alex Kidd The Enchanted Castle (1989)

The Enchanted Castle foi o único jogo do Alex Kidd portado de forma desnecessária para o Mega Drive. Talvez por isso que ele perdeu o posto de mascote para o Sonic 😜.

Alex Kidd The Enchanted Castle

O jogo é considerado uma continuação direta de Miracle World, quando o garoto salva o reino, mas não encontra o pai. Pois bem, Alex ouve rumores de que seu pai está vivo e decide viajar para o planeta PaperRock.

O jogo é simplório, apesar de ser a única versão 16 bits do Alex e ter trazido mudanças significativas nos cenários e inimigos. Porém, é notável que esse não é um dos melhores jogos do Mega Drive, mas talvez agrade as crianças pequenas.

6. Alex Kidd in Shinobi World (1990)

Esse aqui foi uma versão digna de Alex Kidd após o Miracle World. Com o sucesso de Shinobi e o seu Joe Musachi, a Sega lançou a paródia fofa do jogo do Master System para recuperar o prestígio do moleque orelhudo, perdido após sua passagem pelo Mega Drive (e daqueles três jogos pós-Miracle).

Alex Kidd in Shinobi World

Dessa vez, Alex vira ninja para salvar sua namorada e sai distribuindo sua faca de cozinha antes dos 20 anos, porque limite era uma coisa inexistente nos anos 90.

Mas uma coisa é certa: Alex Kidd in Shinobi World é um dos melhores jogos da série que vale muito a pena jogar, viu?

7. Alex Kidd Radaxian Rumble (2015)

Esse é um dos vários hacks (romhacks) do Alex Kidd in Miracle World, lançados à revelia da Sega que desistiu de bancar o moleque após os 18 anos.

Alex Kidd in Radaxian Rumble

Esse aqui, Radaxian Rumble, é uma versão modificada do primeiro jogo. Fica melhor ainda quando você já jogou o Miracle World, porque assim você reconhece as mudanças.

8. Alex Kidd Fall of Radaxian (2015)

Para quem tinha curiosidade em saber quando o reino de Radaxian seria destruído, aqui está uma versão hack de Alex Kidd e a queda de Radaxian.

Alex Kidd Fall of Radaxian

O jogo é altamente desafiante e coloca o moleque orelhudo para se esquivar de obstáculos com seu peticópter, enquanto coleta sacos de dinheiro e mata sapos, macacos e se esquiva de fantasmas.

Além disso, há outras fases muito interessantes e que mostra do que os fãs são capazes de fazer pelos seus jogos queridos.

9. Alex Kidd in Bro! No! (2015)

Com fases mais difíceis, o hack Alex Kidd in Bro! No! é uma sequência de Radaxian Rumble. Nele, descobrimos que Alex virou rei e estava meditando no topo da montanha.

Alex Kidd in Bro! No!

Só que o mundo maligno não dorme e, do nada, uma criatura lhe acerta uma cassetada na cabeça e rouba sua coroa. 

Alex, então, acorda em uma cela e precisa lutar para escapar do cenário onde se encontra, derrotar o maligno e recuperar sua coroa. O jogo não está disponível na Arcadeflix e também não há previsão, mas você pode baixá-lo aqui (é preciso baixar um arquivo executável também para rodar o jogo, tudo na própria página):

(getButton) #text=(Alex Kidd in Bro! No! V1.0) #file=(Size: 148k) #icon=(download) #size=(1) #color=(#1bc517) #info=(Download)

10. Alex Kidd in Miracle World 2

Esse aqui pode ser considerado a sequência oficial de Alex Kidd in Miracle World no lugar de The Enchanted Castle. 

Alex Kidd in Miracle World 2

Alex Kidd in Miracle World 2

Pois bem, os fãs inconformados resolveram fazer a sequência do jogo, partindo da última fase da versão original. Esse, inclusive, ganhou capa e contracapa que até confundem com uma versão oficial.

Aí eu me lembrei de quando eu gravava fitas cassetes e fazia minhas próprias capas e contracapas, mostrando para a Som Livre o meu potencial artístico 😌.

11. Alex Kidd in Miracle World DX

Por último, temos o remake oficial de Alex Kidd in Miracle World, uma versão Deluxe do primeiro jogo, lançado para PS4 e PS5, Nintendo Switch, Xbox e Windows em 2021.

Com novos gráficos e melhoras na jogabilidade, você vai redescobrir o mundo de Alex Kidd em aventuras com alta definição.

Alex Kidd in Miracle World DX
Imagem: Playstation Store

Alex Kidd in Miracle World DX

O lendário moleque orelhudo revive a brincadeira da pedra, papel e tesoura contra inimigos já conhecidos, como o Gooseka, Parplin, e claro, Janken, o Grande.

É tudo muito bonito, nostálgico... e caro, meus amigos. Pelo menos no Xbox você paga quase R$ 100 para jogar Alex Kidd in Miracle World DX e sentir o gostinho dos jogos 8 bits em uma versão remasterizada.

EXTRA: Stella in Adventure World

Você chegou a jogar Alex Kidd in Lost Stars e sentiu falta da namorada dele na versão do Master System? Pois então respire fundo antes de ver essas imagens:

Stella in Adventure World hack de Alex Kidd in Miracle World

Stella in Adventure World screenshot
Meu Deus, ela rindo 🤏🥺 

Stella in Adventure World é um hack do primeiro jogo que traz Stella explorando o mundo no lugar do Alex. Rumores de que esse jogo chegou a ser proibido em algumas residências por amolecer o coração de pedra das pessoas, já que é extremamente fofo 😊😆.

Isso porque o hack traz novos cenários com uma incrível qualidade e novas possibilidades. Por exemplo, Stella também pilota uma lancha, mas adota um visual pirata; também usa um skate e faz caras e bocas enquanto voa pelo cenário.

Ainda em fase de finalização, Stella é uma prequela de Lost Stars com 8 níveis. O jogo não está disponível na Arcadeflix e também não há previsão, mas você pode baixá-lo aqui (é preciso baixar um arquivo executável também para rodar o jogo, tudo na própria página):

(getButton) #text=(Stella in Adventure World MOD V1.3) #file=(Size: 108k) #icon=(download) #size=(1) #color=(#1bc517) #info=(Download)

E aí, conhecia todos esses jogos do Alex Kidd?

Além desses jogos do Alex Kidd, ele também fez participação especial nos jogos Sega Superstar Tennis e Sonic & Sega All-Star Racing. Mas somente com a chegada de Alex Kidd in Miracle World DX é que o personagem voltou aos holofotes.

Infelizmente, ele não tem a força de Sonic e Mario Bros, por isso, é pouco provável (uma probabilidade de 0) dele ganhar um live-action algum dia. Por outro lado, ainda podemos matar as saudades com a maioria desses 11 (quer dizer, 12) jogos incríveis do Alex Kidd.

(getButton) #text=(Jogar Agora) #icon=(link) #color=(#f43828)

Ah, agora você quer saber o que aconteceu com a Stella, né? Pois bem, desde 1987, o garoto fez pequenas participações especiais, como em:

  • Quartet (1987) – Na tela do jogo
  • Kenseiden (1988) – Em algumas fases
  • Altered Beast (1988) – Nas tumbas (!), sim, Alex e Stella, aparentemente, morreram 😲
Cena de Altered Beast com as tumbas de Alex Kidd e Stella
O nome Alex aparece entre as tumbas de Stella.

E você, conhecia todos da lista? Comente aí embaixo e aproveite para compartilhar este post com seus amigos retrogamers!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !